Como falamos no artigo anterior, as estruturas de TI das empresas devem estar diretamente alinhadas aos negócios e ao funcionamento das corporações se tornando uma questão de sobrevivência no mercado. Neste artigo estaremos explorando sobre o tema Servidores/Serviços. Entenderemos as possibilidades tecnológicas e confrontaremos as necessidades de cada empresa.
Quando abordamos sobre o tema “Servidores/Serviços” na estrutura de TI das empresas o que realmente queremos dizer?
Para uma melhor compreensão vamos citar alguns serviços públicos. O Youtube é um serviço de streaming disponível na internet. Para que o mesmo esteja ativo, um ou mais servidores devem suportar seu funcionamento. O servidor é o componente da estrutura de TI que dá sustentação ao funcionamento dos serviços.
Desta forma podemos considerar que servidores e serviços estão interligados sendo o servidor a infraestrutura e o serviço o recurso que será consumido pelo usuário.
Vamos trazer um exemplo de serviço interno de uma empresa. O serviço de DHCP é responsável pela distribuição de endereçamento IP da rede, tendo seu funcionamento atrelado a um ou mais servidores. A falha ou paralização do serviço DHCP pode prejudicar e até interromper a operação da empresa.
Agora vamos criar uma situação hipotética que facilitará o entendimento de todos para pensar sobre “Servidores/Serviços” para as empresas, tendo como exemplo o próprio Serviço DHCP. Não abordaremos termos técnicos objetivando facilitar o entendimento.
Situação 01 – Empresa possui um servidor único com um único serviço DHCP em execução.
Em caso de problemas como falha no serviço e/ou no servidor, o serviço DHCP estaria comprometido.
Situação 02 – Empresa possui um servidor único com um serviço DHCP dualizado e clusterizado em execução.
Em caso de problemas como falha em um dos serviços DHCP, o outro estaria assumindo completamente, sem qualquer prejuízo de funcionamento. Mas, em caso de problemas como falha no servidor, o serviço DHCP estaria comprometido.
Situação 03 – Empresa possui servidores dualizados, com um serviço DHCP dualizado e clusterizado em execução.
Em caso de problemas como falhas em um dos serviços DHCP, o outro estaria assumindo completamente sem qualquer prejuízo de funcionamento. O mesmo ocorre no caso de problemas como falhas no servidor visto que os serviços são suportados por servidores distintos.
O grande problema desta infraestrutura é sua instalação em um ponto central. Caso tenhamos falhas, por exemplo, falta de energia todo ambiente estaria NÃO operacional.
Situação 04 – Empresa possui servidores dualizados com um serviço DHCP dualizado e clusterizado em execução.
Em caso de problemas como falhas em um dos serviços DHCP o outro estaria assumindo completamente sem qualquer prejuízo de funcionamento. O mesmo ocorre no caso de falhas no servidor visto que os serviços são suportados por servidores distintos.
A estrutura está aderente a situações de Disaster Recovery (recuperação de desastres) pois possui Datacenters distintos.
É de suma importância considerar que usamos como exemplo o serviço DHCP, mas dentro da infraestrutura de uma empresa, inúmero outros serviços são ofertados, vide abaixo:
⦁ Serviço de Armazenamento de Arquivos;
⦁ Serviço de Banco de Dados;
⦁ Serviço de Autenticação/Diretório;
⦁ Serviço de Endpoint Protection;
⦁ Serviço de Resolução de Nomes (DNS);
⦁ Serviço de Telefonia/Comunicação;
⦁ Dentre outros inúmeros serviços.
Parece repetitivo visto que a mesma pergunta foi realizada no artigo anterior, mas temos que questionar novamente se após este conjunto de informações: O negócio da empresa precisa de qual infraestrutura de TI?
É de suma importância entender as necessidades que o negócio possui e avaliar se a estrutura de TI encontra-se aderente.
Vamos refletir tendo como base as mesmas perguntas realizadas no artigo anterior:
⦁ Quanto tempo a empresa consegue operar sem sua estrutura de TI?
⦁ Qual o prejuízo financeiro, por hora de paralização da TI, a empresa teria?
⦁ Qual o prejuízo de imagem no mercado, a paralização do TI da empresa, geraria?
Reforço novamente que levar a infraestrutura de TI para um ambiente de CLOUD não “elimina” os problemas e desta forma a entrega de Serviços aos clientes deve ser estruturada de forma a atender as necessidades do negócio da sua empresa.
Conclusão
Entender que as estruturas de TI das empresas devem estar diretamente alinhadas aos negócios e ao funcionamento das corporações é uma questão de sobrevivência. Adequar as estruturas de TI ao negócio não é uma tarefa simples e deve ser por especialistas.
Neste artigo, detalhamos sobre à importância do tema “Servidores/Serviços” e apresentamos, sem aprofundamento técnico, como tornar este ambiente redundante e resiliente.
Agora é necessário entender qual estrutura necessária para cada Serviço (sim, cada serviço pode ter um grau de importância distinto dentro da empresa, sendo necessária uma análise individual) sendo está a mais adequada e alinhada às necessidades de negócio da empresa.
A ZCO tem especialistas e pode apoiar sua empresa no correta decisão. Conte conosco para apoia-los nesta jornada.
Em nosso próximo artigo estaremos abordados sobre o tema Conectividade. Continue nos seguindo, curta nossas publicações e deixe seus comentários.
Vamos fazer um comparativo básico a um serviço de streaming na Internet como o Youtube.
Victor Loss Bosa
Engenheiro/Consultor de Redes, Telecomunicações, Segurança e Infraestrutura de TI e CEO da ZCO Infraestrutura de TI
Engenheiro/Consultor de Redes e Telecomunicações e Gestor de Projetos da SYSUNI Soluções em TI
Projetos em execução e executados em clientes como BANESTES, GAZETA, FIORE, BIOPETRO, SEI Inteligência, LBRX, ESFA, GREENHOUSE, dentro outros….
Fale conosco